Make your own free website on Tripod.com

marinianatura.jpg

A Natura

Página Inicial
A Natura
A Consultora
Os Produtos
Informações
Links úteis
Contato
 
A Empresa
 
Ao completar 35 anos em 2004, a Natura reafirma sua posição de liderança no setor de cosméticos e produtos de higiene e de perfumaria. Consolida-se, principalmente, como empresa comprometida com a qualidade das relações que estabelece com seus diferentes públicos - que congrega na chamada Comunidade Natura - e com a inovação e o aperfeiçoamento constante dos seus produtos e serviços, dentro de um modelo de desenvolvimento sustentável de negócios.
 
Desde a sua fundação, em 1969, contando com um laboratório e uma pequena loja na cidade de São Paulo, a Natura já era movida por duas paixões fundamentais: pela cosmética como veículo de autoconhecimento e de transformação na vida das pessoas; e pelas relações, cujo encadeamento permite a expressão da vida.
 
Na trajetória da Natura, um dos pontos fortes do êxito está na opção, feita em 1974, pela venda direta. Surgiram, assim, as Consultoras Natura, participantes de um sistema hoje vitorioso não só no Brasil como nos outros países nos quais a companhia mantém operações. Com elas e com lançamentos de produtos inovadores, a Natura tem conseguido avançar mesmo em períodos adversos da economia. Nos anos 80, por exemplo, em plena "década perdida" no Brasil, a companhia cresceu mais de 30 vezes em faturamento.
 
Fortalecida, a Natura entrou em um novo ciclo de crescimento e, no fim da década de 80, promoveu uma ampla reorganização. Novas empresas, que entre 1979 e 1981 tinham se agregado ao grupo, fundiram-se em 1989. Surgia uma companhia com a atual constituição. Em seguida, no início da década de 90, a Natura explicitava suas Crenças e Razão de Ser, formalizava seu compromisso social e preparava-se para a abertura do mercado brasileiro às importações.
 
A expansão prosseguiu aceleradamente e, em 1994, a Natura dava início à internacionalização, com presença na Argentina, no Chile e Peru, países nos quais estabeleceu centros de distribuição e trabalhou na formação de Consultoras. Novos negócios seriam acrescentados com a aquisição, em 1999, da Flora Medicinal, tradicional fabricante nacional de fitoterápicos.
 
Em 2000, inicia-se o terceiro ciclo na vida da empresa, uma fase de investimentos em infra-estrutura e capacitação, com a construção do Espaço Natura, um importante centro integrado de produção, logística, pesquisa e desenvolvimento de cosméticos, inaugurado em 2001, e o lançamento da linha Ekos, com produtos que incorporam ativos da biodiversidade brasileira obtidos de forma sustentável.
 
O êxito da iniciativa fica patente no desempenho dos anos seguintes, culminando com resultados históricos em 2003, tanto em termos de produção como de vendas e de rentabilidade, acompanhados de importantes avanços nas áreas sociais e ambientais.
 
A Natura no Mundo
 
O mundo inteiro é capaz de entender os conceitos que para a Natura são sua razão de ser – o bem-estar consigo, e o estar bem com o outro, com o ambiente e com o todo. Ao longo de sua trajetória, as ações que traduzem suas crenças e valores consolidam uma marca de expressão mundial.
 
Os planos de expansão Natura são focados e visam exportar muito mais que seus produtos. Onde for, quer levar seus valores e crenças e, principalmente, evidenciar a cultura e a riqueza brasileiras. No Brasil, são mais de 4.500 municípios alcançados. Na América do Sul, começou pelo  Chile, na década de 80 e expandiu sua atuação para Argentina, Peru e Bolívia, e planeja grande expansão nesse continente para os próximos anos. Em 2002, entrou para os free shops de aeroportos brasileiros e se prepara para o próximo passo: estrear na Europa com uma loja em Paris, a capital mundial dos cosméticos.
 
Em sua primeira década de vida, a Natura tinha foco nos negócios nacionais e só em 1982 chega ao Chile, por meio de distribuidor terceirizado. Em 1983, chega ao mercado americano, para uma curta experiência em Miami com a marca Numina. Cinco anos depois, desenvolve parceria com distribuidor da Bolívia.
 
Em 1996, atinge a marca de 9.500 consultoras na Argentina, Chile, Peru e Bolívia, chegando ao faturamento US$ 100 milhões em 2000. Em 2003, a Natura Argentina cresce 100% e a Natura Peru começa a gerar lucros consideráveis.
 
Para obter informações específicas nos países em que a Natura já atua, entre em contato através dos seguintes telefones do Serviço Natura de Atendimento ao Consumidor – SNAC:
- Brasil: 0800 115566 (snac@natura.net)
- Chile: 800 115566 (
snacchile@natura.net)
- Argentina: 0800 888-6288 (
snacargentina@natura.net)
- Peru: 0800 11556 (
snacperu@natura.net)
- Bolívia: 800-10-8886 (
snacbolivia@natura.net)
 
A Responsabilidade Corporativa
 
A Natura trabalha para consolidar uma forma de gestão empresarial responsável. Isto significa que a administração dos negócios está baseada em dois pilares principais:
- Na relação ética, transparente, com seus públicos de relacionamento - colaboradores, fornecedores, comunidades, consultores, consumidores, governos, sociedade e acionistas
- Em metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável.
 
Desde sua fundação, a Natura adotou valores e crenças plenamente alinhadas com os princípios da gestão responsável. O modelo de venda direta, por exemplo, foi escolhido com base na importância do relacionamento para a empresa. Na década de 80, a Natura foi pioneira no lançamento do conceito de refil no mercado brasileiro de higiene e cosméticos, demonstrando sua preocupação com o impacto de seus produtos no meio ambiente. Além disso, a empresa desenvolveu - e continua desenvolvendo - uma série de iniciativas bastante representativas da forma como entende seu papel na sociedade. Entre elas destacam-se o programa Crer Para Ver, realizado desde 1995 em parceria com a Fundação Abrinq, cujo objetivo é financiar projetos que contribuam para a melhoria da qualidade da educação pública, tanto para crianças como jovens e adultos, e a linha Ekos, que apresenta produtos fabricados com ativos da biodiversidade brasileira extraídos de forma sustentável.
Para promover a incorporação destes conceitos na gestão cotidiana dos negócios, foi implantado em 2002 o Comitê de Sustentabilidade, formado pela alta direção da empresa. No ano seguinte, a Natura criou a área de Responsabilidade Corporativa, que coordena e apoia a busca de melhores práticas da gestão responsável. Seus objetivos são:
- Identificar e ampliar as oportunidades de gestão responsável e sustentável do negócio;
- Alertar sobre decisões e situações que ponham em risco a coerência da gestão em relação à sustentabilidade;
- Alinhar e dar coerência a ações internas e externas para uma sociedade mais solidária e sustentável.
 
Desde então, as diversas áreas da empresa podem contar com diagnósticos e definição de metas coerentes com os princípios da gestão responsável. Mais informações sobre o tema podem ser encontradas no Relatório Anual Natura.
 
Fonte: Home Page da empresa Natura Cosméticos S/A. - http://www.natura.com.br 

Rua Senador Feijó, nº 428, conjunto 02-B - Vila Matias - C.E.P. 11.015-504 - Santos - SP

aresadvocaciaframe.gif